Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SPORTING CLUBE COURENSE

85 ANOS - 1932/2017

SPORTING CLUBE COURENSE

85 ANOS - 1932/2017

TORNEIO 2009

 

 

 

Abrimos aqui uma nova iniciativa que é, na medida do possível, a publicação de um breve historial dos clubes/escolas que nos vão visitar.

 A.D.BARROSELAS

A Associação Desportiva de Barroselas, nasceu no início da década 80, com o trabalho de um grupo de Barroselenses que julgavam que era necessário um Complexo Desportivo Polivalente, nesta localidade.

Primeiro com o nome de “Comissão Pró-Parque Desportivo de Barroselas”, este grupo começou a angariar fundos para a construção de amplo Complexo Desportivo.

A 15 de Abril de 1986, nasceu oficialmente a Associação Desportiva de Barroselas, tendo como sócio nº1 o Sr. Armando Dias, e como primeiro presidente Engº Vítor Lemos. Actualmente já são mais de 800 que colaboram com a Associação Desportiva de Barroselas.

Durante vários anos a ADB não teve equipas a participarem em campeonatos oficiais de Futebol, este período serviu para desenvolver as instalações e terminar a construção dos balneários. Neste período a ADB apenas formou uma equipa de Voleibol feminino que participou em campeonatos do INATEL, e organizou alguns torneios de Futebol de Salão, modalidade muito popular na região.

Só na época de 1995/1996, a ADB inscreveu pela primeira vez as suas equipas nos campeonatos da AFVC (nesta época apenas nos escalões de Infantis e Iniciados), com a primeira vitória a ser alcançada, pela equipa de Iniciados, no dia 28 de Outubro de 1995 (2-1, no terreno do GD Fontão).

Desta época em diante a ADB, foi crescendo e alargando a outros escalões, em 96/97 aos Juvenis, em 98/99 aos Juniores, em 99/00 aos Escolas (o campeonato deste escalão apenas se começou a disputar nesta época), e por fim na época 05/06 ao escalão de pré-escolas iniciando simultaneamente duas equipas para os escalões de Escolas e Infantis. Neste momento a ADB tem todos os escalões de formação (dos Pré-Escolas aos Juniores), e mais de 150 jogadores a competirem semanalmente nos campeonatos da AFVC.

Mantendo o espírito e a orientação dos fundadores desta Associação, e sempre com o intuito de servir a comunidade, as várias direcções trabalharam para alargar as fundações do Clube, inaugurando a 20 de Março de 2004 aquela obra que todos os Barroselenses e a população das freguesias vizinhas esperavam, a Piscina de Barroselas, que actualmente conta com mais de 1500 utentes distribuídos pelas várias modalidades disponibilizadas, que vão desde o Nado Livre até às aulas de Hidroginástica.

Apesar de não ser este o principal objectivo, é com muito orgulho que fomos o 1º clube, a sagra-se Campeão Distrital de Escolas, na temporada de 1999/2000. Foi neste mesmo ano que a ADB foi galardoada com o troféu Falcão do Minho para a época 1999/2000.

Em 2000/2001 a equipa de Juniores da ADB sagrou-se campeã distrital do campeonato da AFVC, representando na época de 2001/2002 a referida associação no campeonato Nacional de Juniores.

Foi em 2003/2004 que a equipa de Escolas venceu o torneio extraordinário da AFVC, repetindo o feito na época 2004/2005.

Ainda em 2005, a ADB assinou um importante protocolo de cooperação Desportiva com o Sport Lisboa e Benfica que trará condições favoráveis aos atletas da ADB para poderem chegar cada vez mais longe. Ainda assim durante este mesmo ano o Ex-Jogador Carlos Santos mais conhecido como ‘Litos’, que durante vários anos representou a ADB e que actualmente é atleta do F.C. Porto, obteve a sua primeira Internacionalização na Selecção Nacional de Sub-16.

Já nos últimos dias de 2006 o historial da ADB ficou marcado pela aprovação em Assembleia Geral da integração de novas modalidades nas praticas do Clube. Desta forma o funcionamento da Associação começou a ser adaptado para incluir secções individuais dedicadas a vários desportos. Começou a 19 de Dezembro com a readaptação da direcção existente para criar a secção de Futebol, e simultaneamente a integração de novos sócios que conjuntamente com directores existentes prepararam a secção de BTT. A curto prazo estão planeadas novas secções para desportos que apesar de serem bastante praticados em Barroselas, não tem apoio institucional e como tal beneficiam de uma integração deste tipo.

Continuando a massificação do Futebol jovem, o clube cresceu muito no numero de atletas com a criaçao de mais uma equipa de Escolas e da equipa de Minis, tornou-se necessáriia a construção do Campo N.º2 para o Futebol de 7 o que aconteceu ainda no ano 2007. 
  O ano 2008 fica marcado na história da ADB como o seu "Ano de Ouro". 7 anos depois a ADB voltou-se a conseguir sagrar-se Campeão Distrital desta vez em Iniciados, conseguinfo tambem nos Juvenis o Apuramento para o Campeonato Nacional da epoca seguinte. Neste mesmo ano a ADB concretiza o sonho à muito procurado e a 31/08/2008 inaugura o Relvado Sintetico.
  Com o relvado ainda a "cheirar a novo" a ADB inicia a epoca 2008/2009 com a participaçao em 2 Campeonatos Nacionais (Iniciados e Juvenis). Apesar da enorme valia dos adversarios as equipas da ADB levaram bem alto o nome da Barroselas, tendo os Iniciados conseguido a historica manutenção no Campeonato Nacional. Mas mesmo no contexto distrial a ADB continou a crescer, criando mais uma equipa de Iniciados e aumentando o numero de jogadores, sendo em 2009 o 2º maior clube do Distrito de Viana do Castelo.

Apesar de todo este crescimento os sonhos continuam...

 

Escrito por: Luis Miguel